quarta-feira, 30 de março de 2016

BIBLIOGRAFIA DO PATRONO FRANCISCO SIGNORELLI CARUCCIO

Francisco Signorelli Caruccio nasceu em São Paulo, no dia 7 de novembro de 1900. Seus pais transferiram sua moradia para Bagé. Aos 14 anos sua família se deslocou para Pelotas, residindo no bairro Fragata, onde adquiriram  uma olaria para fazer tijolos.
Alguns anos mais tarde, Francisco Caruccio ficou sócio do Sr. Kurtv, que possuía uma olaria no bairro Três Vendas. Com o passar dos anos, Francisco Caruccio tornou-se proprietário absoluto da mesma, expandindo seu ramo de trabalho em tijolos, telhas francesas, mosaicos, pedras calcárias, adubo de farinha de ossos e pedras de calçamento que abasteciam toda a Zona Sul.
Abriu uma filial em Porto Alegre com material de construção.
Em 1943, desativou dois prédios da olaria para criar a Escola Uruguai, com o objetivo de atender os filhos dos funcionários das 40 famílias que moravam na olaria (atual Novo Mundo) e das crianças da redondeza. A escola atendia crianças do pré até a 4ª série e era mantida pela família. Possuía salas de aula, banheiros, refeitório, secretaria e uma biblioteca, na qual sua esposa enriquecia comprando obras literárias e coleções.
Antigamente onde localizava-se a Clínica do Dr. Nilton Santos (Av. Francisco Caruccio), funcionava a sala do pré e o refeitório. As demais dependências foram demolidas para a construção da Av. Fernando Osório.
Francisco Caruccio tinha o apelido de "tio capitão" por ser um homem amigo, bondoso, enérgico e muito ligado a sua família. Casou-se com Maria Mourroni Caruccio. Desse matrimônio nasceram uma menina (que faleceu aos 2 anos) e sete meninos.
O patrono de nossa escola faleceu em 14 de fevereiro de 1949, aos 48 anos, em Pelotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário